top
SEP 17 2010

CRÉDITO BANCÁRIO PARA A INDÚSTRIA ESTÁ ESTAGNADO HÁ 20 ANOS, CALCULA CNI

<p class="parag2" xmlns:fo="http://www.w3.org/1999/XSL/Format">A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou hoje (17) nota informando que a participação das indústrias no crédito do sistema financeiro nacional se mantém estagnada desde o início da década de 90. Já o acesso das pessoas físicas ao crédito, destaca o comunicado, cresceu de 2,9% para 32,5% em quase vinte anos.

<p class="parag2" xmlns:fo="http://www.w3.org/1999/XSL/Format">De acordo com a CNI, em julho de 1991 o crédito ao setor privado industrial representava 21,2% do total. Essa proporção cresceu até meados de 2002, quando superou os 30%.

<p class="parag2" xmlns:fo="http://www.w3.org/1999/XSL/Format">Depois disso, a destinação de recursos à indústria vem caindo. Em julho de 2010, último dado disponível, o crédito para o setor representa 21,3%, praticamente o mesmo patamar de vinte anos atrás, segundo a nota da entidade.


Fonte: Agência Brasil

SEP 17 2010

MENOS BUROCRÁTICO, NOVO SISCOMEX SERÁ LANÇADO EM OUTUBRO

<p class="parag2" xmlns:fo="http://www.w3.org/1999/XSL/Format">Quase quatro anos após o anúncio da criação de um novo módulo do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) para simplificar e agilizar os procedimentos burocráticos, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) anunciou hoje (17) que a nova plataforma tecnológica, inicialmente apelidada de Novoex, deverá ser lançado em outubro.

<p class="parag2" xmlns:fo="http://www.w3.org/1999/XSL/Format">Segundo o coordenador geral de Informação e Desenvolvimento do Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex) do ministério, Rafael Arruda de Castro, o novo sistema deve estar disponível até a segunda quinzena do mês que vem. Ao menos durante o primeiro mês de operação, a página na internet funcionará em caráter de teste, para que os usuários se acostumem com a nova plataforma. Já na próxima semana, o ministério deve publicar no Diário Oficial da União as especificações de uso da nova ferramenta.

<p class="parag2" xmlns:fo="http://www.w3.org/1999/XSL/Format">Ao apresentar o Novoex aos participantes do seminário Operações de Comércio Exterior, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Castro destacou que o módulo irá agilizar o preenchimento dos registros de exportação, facilitando todo o processo para os usuários.

<p class="parag2" xmlns:fo="http://www.w3.org/1999/XSL/Format">"O Novoex será autoexplicativo e muito mais fácil de usar. Como estará ambientado na internet, será possível acessá-lo de qualquer microcomputador, diferentemente do atual sistema, que exige a instalação de um programa específico", disse Castro.

<p class="parag2" xmlns:fo="http://www.w3.org/1999/XSL/Format">Ele informou que, enquanto estava sendo desenvolvido, o Novoex foi testado por cerca de 40 empresas que apontaram eventuais problemas operacionais e sugeriram mudanças que deram ao sistema maior estabilidade e agilidade. "Quem trabalha há muito tempo com o atual sistema já está acostumado com sua interface, mas ela não é a mais apropriada, já que não é autoexplicativa", disse o coordenador sobre o sistema em uso desde 1993. "É normal que haja um estranhamento e dificuldades iniciais, mas, por isso mesmo, haverá um período de testes para que todos se adaptem ao novo sistema".


Fonte: Agência Brasil

SEP 17 2010

MDIC realiza seminário na Fiesp para discutir operações de comércio exterior

O Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex) da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) realiza nesta sexta-feira (17/9), em São Paulo (SP), seminário técnico sobre Licenças de Importação, Siscomex Exportação Web e drawback. O evento, que será no prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), pretende esclarecer dúvidas e orientar quanto a essas operações de comércio exterior.

A primeira exposição será sobre o processo de preenchimento e concessão das Licenças de Importação (LI) de máquinas e equipamentos novos e usados, regulamentada pela Portaria Secex nº 10, de 24 de maio de 2010. O objetivo é mostrar quais são os equívocos mais típicos e frequentes no processo, como a descrição incompleta de características dos produtos.

Em seguida, será feita a apresentação sobre o Siscomex Exportação Web, novo sistema de dados da Secex, que terá como vantagens oferecer uma interface mais amigável e interativa, mais agilidade na elaboração de Registros de Exportação (RE) pelo exportador a partir de REs anteriores, simulação prévia do RE e ampliação da visibilidade do processo pelo exportador e pelo anuente, entre outros. 

Por último, será tratado o drawback nas modalidades suspensão e isenção para aquisição de insumos importados ou produzidos pela indústria nacional a serem utilizados na fabricação de produtos que serão exportados. O drawback é um benefício fiscal sobre a cobrança de Imposto de Importação, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS/Pasep, Financiamento da Seguridade Social (Cofins), PIS/Pasep-Importação e Cofins-Importação.

O seminário é fechado ao público em geral, mas será transmitido ao vivo pela internet, no endereço eletrônico www.fiesp.com.br/online, das 8h30 às 12h.

Mais informações para a imprensa: 
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
André Diniz
andre.diniz@mdic.gov.br

«   2 3 4 5 6 7  ›
Latest News
OCT 30 2010

Incoterms 2010

Read More »

OCT 24 2010

Polo naval de Rio Grande produzirá plataformas em série

Read More »

OCT 24 2010

Nova rodovia ligará portos do Paraná ao de Santos

Read More »

OCT 08 2010

Abertas as inscrições para a missão empresarial à África do Sul e…

Read More »

OCT 08 2010

Camex prorroga antidumping sobre importações de éter e de magnési…

Read More »

Quote

GET A QUOTE

In order to speed up the process, fill in the quotation form and we'll contact you soon.



bottom