O mercado da beleza no Brasil é gigante. Alguns levantamentos apontam que o país fica apenas atrás de Estados Unidos, China e Japão. Segundo levantamentos do Euromonitor, o Brasil movimentou 29,62 bilhões de dólares, no ano de 2019, dentro do mercado da beleza.
Mas como importar produtos de beleza? O que considerar na hora de escolher este tipo de mercadoria na importação? Vale mesmo investir nesse mercado?
A seguir será possível encontrar algumas dicas no sentido de analisar sobre importação de produtos de beleza. Acompanhe abaixo.
Apesar de haver um significativo mercado de exportação de produtos de beleza, também existe uma frente de importação que movimenta milhões de dólares no Brasil. Mas assim como em outras áreas é preciso ter cautela e analisar alguns pontos em termos de importação de produtos de beleza. Neste sentido, separamos 4 pontos relevantes com foco em empresas que pretendem iniciar ou otimizar suas operações de importação no segmento da beleza.
1- Marcas de renome
Não é uma regra optar por marcas de renome, mas a escolha de fornecedores conhecidos contribui não só para diminuir riscos de operações de importação, mas também para ajudar na comercialização de tais produtos.
2- Produtos de qualidade
Algumas vezes o importador não tem a oportunidade de testar determinado produto, ou mesmo avaliar a qualidade do mesmo. Por isso, alguns indícios podem ser analisados com o intuito de minimizar problemas futuros. É o momento em que uma assessoria de comércio exterior se coloca como relevante alternativa.
3- Fornecedores confiáveis
Escolher o produto ideal já se apresenta como um grande desafio. Possivelmente, um desafio maior ainda seja encontrar o fornecedor correto. Nem sempre o preço deve ser fator único de análise. Tempo de mercado, volume de operação, qualidade da equipe, suporte. Tudo isso conta na hora de escolher a empresa que vai fornecer os produtos de importação.
4- Pesquisa de mercado
Avaliar o mercado é um ponto essencial quando se fala de importação. No mercado da beleza não é diferente. Entender o ambiente interno e externo pode influenciar nas decisões de compra do importador. Que tipo de público o importador pretende atingir? Qual seu objetivo? Como os concorrentes lidam com a comercialização do produto? Essas perguntas precisam ser respondidas dentro de um plano estratégico de análise de mercado.
5- Assessoria de Comércio Exterior
Contar com apoio profissional é essencial em iniciativas de comércio exterior. Não por acaso, a maioria dos pontos citados acima são questões contempladas em estudos de viabilidade de operação da IMPRAV.
O universo da beleza no Brasil é concorrido. Grandes marcas nacionais e internacionais, fabricantes, franquias, varejo, comportamento do consumidor, tendências de consumo, oscilações de mercado, impostos. Os desafios são frequentes e precisam ser encarados de forma profissional.
Através do acompanhamento de uma equipe experiente como a IMPRAV, fica mais seguro realizar operações de importação e exportação.
Entre em contato conosco para saber como colocar em prática seu projeto de comércio exterior.