(48) 3304-7475 comercial@imprav.com.br
Escolha uma Página

Nos últimos anos, o Brasil vem vivendo um período extremamente complexo em relação ao comércio exterior. Para quem busca importar ou exportar, essa fase é o reflexo, principalmente, dos impactos causados pela greve dos auditores fiscais da Receita Federal, iniciada ainda no começo deste ano.

Os desafios do comércio exterior também resvalam nos efeitos da Covid-19 e da guerra na Ucrânia, bem como no momento atual da política brasileira. Estes desafios internos e externos podem apresentar algumas vulnerabilidades e muitas oportunidades para quem deseja investir no comércio exterior.

Segundo as informações levantadas em um artigo do canal de notícias G1, em 2021, o Brasil ocupou o 25º lugar como exportador no mundo, somando o montante de US$ 281 bilhões exportados. Isso corresponde a 1,3% do comércio de exportações. Por outro lado, o país foi o 27º maior importador, com 1% do total das importações, correspondentes a US$ 235 bilhões.

Alguns dos setores que mais se destacaram neste momento atual, foram: 

1º Minério de Ferro
2º Soja
3º Óleos brutos de petróleo
4º Açúcares e melaços
5º Carne Bovina
6º Farelos de Soja
7º Óleos combustíveis de petróleo
8º Demais produtos – Indústria de Transformação
9º Carnes de aves
10º Celulose

Este avanço no cenário do comércio exterior, impulsionado pelo salto nos preços das “commodities”, apresenta o lado positivo das exportações brasileiras desde o ano passado. Porém, também foi percebido um aumento no tempo de desembaraço em aeroportos pelo país, o que representa um grande desafio a ser vencido no ano que vem. 

Sendo assim, ao mesmo tempo que percebemos uma amenização do impacto dos problemas exteriores, nós ainda necessitamos tratar com seriedade as nossas questões internas, para que possamos, então, ver a balança comercial brasileira continuar apresentando números positivos.

Se você leu até aqui e gostaria de ver mais assuntos como este, envie o seu comentário abaixo e siga a IMPRAV nas redes sociais para não perder nenhum lançamento.

Até a próxima!